domingo, 29 de março de 2015

UNA ESTÁ ENTRE OS 4% DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS APTOS À CELEBRAR CONVÊNIOS COM O GOVERNO FEDERAL

(As Conquistas de Una X Oposição Sabotadora e Golpista)
Os municípios brasileiros que estão com o nome sujo no CAUC - Cadastro Único de Convênios uma espécie de Serasa das prefeituras, não podem receber nenhum tipo de subsidio da União nem celebrar Convênios, como era o caso do nosso município de Una, em tempos passados. O que a prefeita fez foi limpar o nome do município, para ter acesso aos convênios junto ao Governo Federal.
Só para se ter uma ideia, foi feito um levantamento em todo o Brasil e apenas 4% dos municípios estão aptos a celebrar convênios com a União, entre eles, nossa querida Una.
O que o levantamento mostra também é que os municípios estão com problema de caixa. Eles têm recurso aquém do necessário. O prefeito tem que escolher: paga a Previdência ou paga os salários dos servidores. E, então, incorre no CAUC.
No caso de Una, depois de limpar o nome do município, mesmo com uma receita pífia, a gestora não tem deixado nada para trás. Paga os salários dos servidores, salvo engano, isso tem acontecido até mesmo antes da data limite, que é o 5º dia útil de cada mês, paga também a Previdência e, com o que sobra (muito pouco), tenta resolver os problemas do município.
A oposição política, como eu já disse anteriormante, é necessária, principalmente em um Estado Democrático de Direito em que vivemos. O que sou contra, amigos, é com o tipo de oposição que está sendo desenvolvido em Una.
O que é oposição na política? Alguém (pessoa ou partido) que não concorda com algum método ou atitude do governo em questão. Mas, há pelo menos dois tipos de oposição:
a) Os que fazem “oposição saudável”, cobram, discordam de certas atitudes do governo, mas, ao mesmo tempo, quando o governo acerta, esta mesmo oposição, humildemente reconhece o êxito (mesmo porque não existe perfeição no ser humano);
b) Outro tipo de oposição é a golpista, que faz de tudo para sabotar o governo com a única e exclusiva intenção de tomar o cargo. Este tipo de oposição, para sobreviver pode ir da sabotagem à vilania. Nunca se dará por vencida, podendo, inclusive, promover um terrorismo político, econômico, moral e midiático.
Agora me respondam se não for pedir demais, qual dos dois tipos de oposição citados, vocês fazem parte?
Duro é sentir na pele o sofrimento de uma tentativa de golpe, sabotagem e terrorismo. Penso que devemos estar do lado mais sensato, sendo oposição ou situação.
Sensatez, hombridade, brio e humildade, são características imprescindíveis ao homem que pretende representar o povo, o cidadão trabalhador de qualquer classe (muitos, às vezes, desinformados), em uma Casa Legislativa. Mas o que vemos em Una, é uma Câmara composta por nove Vereadores que, alguns deles, ainda não disseram para que foram eleitos.
Há grandes interesses escusos por traz desta “oposição”. Há as raposas velhas que se acostumaram a derreter os cofres de Una e por isso querem o osso de volta. Também há aqueles que, por não encontrar no atual governo, guarida para suas obscenas intenções com o dinheiro público, romperam com a situação para fazer oposição. Não romperam porque viram algo errado, mas sim por não terem seus maus intentos realizados nesta gestão.
Mas, estamos atentos. Não se pode menosprezar a capacidade de sabotagem, de difusão de ódio e a vilania deles nessa luta derradeira de sobrevivência.
Por Rubem Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário