Seguindo uma tradição em seu governo no município de Una/Ba, a prefeita Diane Rusciolelli mais uma vez faz a grande diferença na região, em termos de administração pública, quando, em época de crise, onde quase 60% dos municípios do Estado estão com grande dificuldade de pagar os salários dos servidores, muitos em atrasos e outros parcelando salários acima de dois salários mínimos, os servidores de Una/Ba continuam recebendo os salários adiantados, a exemplo do salário referente ao mês de setembro/2015, que poderia ser pago até o próximo dia 04/10, e que acabam de receber em suas contas nesse dia 30/09.
Essa disponibilidade e predisposição da prefeita que, além de ser uma diferença na região, firma um novo ciclo em termos de administração pública municipal na cidade de Una/Ba. Sobretudo porque, os últimos 20 anos foram marcados na cidade por escândalos financeiros envolvendo prefeitos, além dos constantes atrasos de pagamento salarial aos servidores, uma classe sofrida e esquecida pelos tradicionais políticos da cidade.
Dentro de uma programação estabelecida previamente e de acordo com as circunstâncias climáticas oferecidas, a prefeita Diane Rusciolelli deu início no último dia 28/09, na recuperação do calçamento da Rua Carlos Dias localizado no Bairro do Sucupira.
A princípio, estão sendo retiradas as pedras que existem no local, para em seguida ser feito a terraplanagem e a recolocação das pedras novamente, e na forma correta, para que a rua volte a ter o acesso ao tráfego e possibilite um maior conforte para os pedestres.
Assistência Social recebe doação de alimentos da Distribuidora Danarf e distribui à população do Sucupira e Urbis
Nesta sexta-feira, 25/09, a Prefeitura Municipal de Una, através da Secretaria de Assistência Social, distribuiu às famílias dos bairros Sucupira e Urbis, alimentos recebidos por doação das empresas “Supermercados Cestão da Economia” e e “Distribuidora Danarf”, ambas de propriedade da prefeita Diane Rusciolelli e seu esposo Anízio Nogueira, respectivamente. Os alimentos doados foram: torradas, achocolatados, sucos e mingau.
Segundo o presidente da Danarf, sr. Anízio Nogueira, para evitar que os produtos ultrapassem o prazo de validade e, consequentemente, impróprios para o consumo, periodicamente é feito uma triagem no estoque das suas empresas e são separados aqueles que ainda não estão vencidos, porém, com o prazo de validade se aproximando e em plenas condições de consumo.
A doação
Não é a primeira vez que o casal de empresários Diane e Anízio fazem doações de alimentos. Desta vez, porém as doações foram direcionadas à prefeitura de Una que, por sua vez, usou sua estrutura de logística para fazer a distribuição.
Procedimento comum das empresas
Empresas que vendem produtos perecíveis, quando os mesmos tem o prazo de validade vencido os empresários devolvem os produtos à indústria. Estes produtos são incinerados. Porém, o empresário possuidor de bom senso e espírito solidário, opta por controlar seus estoques de maneira a não permitir que vençam e pereçam estes produtos em seus depósitos, mas, possam beneficiar a população doando-os.
Prazo de Validade
Prazo de validade é o tempo de duração dado à comidas, bebidas, remédios, tintas e outros itens perecíveis antes de serem considerados inadequados para venda ou consumo. Em algumas regiões usam-se algumas expressões como “melhor usar antes de…” ou “data de utilização…” é necessária em alimentos perecíveis embalados.
Prazo de validade é o tempo que os produtos podem ser armazenados, durante o qual a qualidade definida de uma determinada proporção das mercadorias permanece aceitável ao abrigo do esperado (ou especificados) para as condições de distribuição, armazenamento e exibição.
A distribuição foi feita no dia 25, porém, haviam produtos com validade para até dia 30/09 e outros com validade até outubro. Portanto, todos, devidamente apropriados ao consumo humano.
A denúncia leviana
Apesar de ser um tanto quanto tosca, existe uma ideia nos oposicionistas, naturalmente compreensiva, de que qualquer ato de um governo que venha beneficiar a população pode incrementar a popularidade de quem a realiza. Isso gera neles, opositores, um certo desconforto. Então, a única coisa que podem fazer é sabotar a ação para tentar desqualificar os seus benefícios.
Uma matéria totalmente parcial, tendenciosa e leviana veicula nas redes sociais da região dando conta de que a prefeita fez doações de alimentos estragados, inclusive com vídeo mostrando uma torrada com gorgulho.
Reafirmando o que disse em uma matéria anterior (VEJA AQUI), está faltando bom senso nessa turma que faz oposição por fazer.
Como as fotos podem confirmar, no caso das torradas, foram diversas caixas do mesmo lote, que estavam no mesmo depósito. Pergunta: Por que o blogueiro que fez o vídeo apresenta apenas um único pacote de torradas já aberto com os insetos?
Em um outro vídeo feito pelo jornalista Luiz Lima (ASSISTA AQUI), moradores revoltados com a difamação desmentem que haviam quaisquer tipo de insetos ou anormalidades nos alimentos.
Não houve crime, pois está dentro do prazo de validade. Quanto aos carunchos ou gorgulhos, se é que não foram plantados como forma de fabricar provas, devo dizer que é comum, até mesmo em grandes redes de supermercados, levarmos um produto pra casa, lacrado e ao abrirmos nos depararmos com o bendito inseto. Existem duas alternativas: 1) Dependendo da quantidade da infestação tentamos eliminar os bichinhos e consumi-los normalmente; 2) Levar de volta ao supermercado e exigir a troca do produto. Vale lembrar que o caruncho ou gorgulho não são nocivos a saúde.
No mais, percebo que tal denúncia faz parte do papel de oposição sem limites ao governo que, a todo e qualquer custo, irá sempre tentar encontrar as falhas nesta Gestão. É a famosa política do terror, do quanto pior melhor, do tipo: “Filho meu não tem defeitos, mas, os filhos dos outros, se não tiver a gente coloca.”
Nesta segunda-feira a prefeita de Una, Diane Rusciolelli (PSD) conversou com este blogueiro e falou sobre a crise enfrentada pelas prefeituras, em que várias prefeituras estão com salários atrasados.
Diane Rusciolelli falou sobre o início do seu governo, no qual priorizou o controle da saúde financeira da prefeitura, que por conta disso neste período de crise tem conseguido pagar em dia os salários dos funcionários e os fornecedores.
PREFEITA, EM TEMPO DE CRISE FINANCEIRA NA QUAL VÁRIAS PREFEITURAS ESTÃO ATRASANDO SALÁRIOS E DEMITINDO FUNCIONÁRIOS, COMO É A SITUAÇÃO DA PREFEITURA DE UNA?
Quando assumir o governo decidi fazer uma gestão com a prefeitura enxuta, para isso cortei gastos e tentei aumentar a arrecadação. No início fui bastante criticada pela a oposição, mas estamos colhendo o fruto agora, com salários em dia e inaugurando obras.
Eu tenho experiência da iniciativa privada e coloquei em prática no governo. Por exemplo, não nomeei a secretaria de administração, eu respondo pela pasta. Eu baixei o gasto com combustível e estou pagando 1/3 de férias, antes pagava um mês.
A SENHORA FALA EM CORTAR GASTOS, MAS ISSO NÃO ACABA PREJUDICANDO O ATENDIMENTO A POPULAÇÃO?
Estamos com a saúde financeira da prefeitura controlada, com isso os salários dos funcionários e os pagamentos dos fornecedores estão em dia… Nós pagamos os salários até o último dia útil do mês, alguns meses fazemos o pagamento antecipado.
Com essas medidas melhoramos a qualidade do governo, prova disso que esse ano concedemos o reajuste do piso nacional aos professores, o reajuste foi de 13,01%. No nosso governo o município nunca ficou um dia sem médico. Nossa administração trabalha com reserva financeira, o que é muito difícil numa crise econômica.
O SEU GOVERNO TEM CONSEGUIDO RECURSOS DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL?
Logo que assumir o governo trabalhei para o município estar habilitado para receber recursos. Para isso deixei o município adimplente, na semana passada fui informada que foi liberada uma emenda para reformar uma unidade básica de saúde, já estamos providenciado a parte burocrática.
Também conseguimos implantar o SAMU no nosso município, a prefeitura que está bancando tudo, já que não recebemos até agora um centavo do governo do estado.
Mas com a saúde financeira da prefeitura controlada estamos realizando obras com recursos próprios. Em tempo de crise isso é difícil, mas estamos conseguindo e a população entendeu que na administração pública é essencial ter planejamento e prioridade.
A SENHORA PRETENDE SER CANDIDATA A REELEIÇÃO EM 2016?
Eu pretendo ser candidata, pois pelo esforço que fizemos não podemos deixar uma pessoa sem compromisso assumir a prefeitura e acabar com tudo. Eu fui eleita em 2012 contra dois grupos políticos tradicionais da cidade.
Eu costumo falar para os amigos que nada resiste a força do trabalho, eu entro no meu gabinete pela manhã e saio a noite, todos os dias minha quentinha chega no gabinete, onde almoço e não paro. Então em 2016 vou mostrar para a população como encontrei o município e os avanços do nosso governo.
Revoltados com a postura politiqueira praticada por alguns que insistem em tentar denegrir a imagem da prefeita da cidade de Una/Ba, vários populares procuraram a nossa redação para expedir seu apoio e agradecimentos a Diane Rusciolelli pelos alimentos distribuídos no último dia 26/09, nos Bairros do Sucupira e Marcel Ganen.
Não obstante a possibilidade, ou não de algumas unidades apresentarem qualquer alteração, muitos populares ficaram indignados com os vídeos e matérias postadas pelo secretário municipal do PT, e vive direcionando o seu blog para, segundo eles, difamar a pessoa da gestora, e que agora, passou a ter o apoio do presidente do Sindicato dos Servidores de Una.
Nessas matérias postadas pelo Secretário municipal do PT, segundo afirmam os populares, e que podem ser conferidas em vídeo acima, foi exposto um texto e vídeo tendencioso e claramente politiqueiro com o objetivo de atingir a prefeita e impedir que a população menos favorecida de Una/Ba pudesse receber as doações que são oriundas de empresas privadas para o município e repassada para a os menos favorecidos, simplesmente, segundo eles, apenas para usarei a população para fazer politicagem barata.
No vídeo exposto pelo Secretário Municipal do PT, onde só ele apenas fala acusando a prefeita, sem a participação da população que foi beneficiada com os produtos, ficou claro a tentativa do político em querer atingir Diane quando começa sua exposição dizendo que o material distribuído estava vencido, e logo após, voltou atrás, e passou a dizer que os produtos iriam vencer no próximo dia 30/09, e sequer falou que os produtos achocolatado e flocos para mingau (também distribuídos no mesmo dia) estavam com marca de vencimento para o dia 23/10. No vídeo, só o secretário municipal do PT apresentou um pedaço de pão (torrada), onde ele alegava estar com gorgulho, e em momento algum, mostrou se o produto fazia parte dos distribuídos pela prefeita. Mesmo sem contestar a veracidade da presença de organismos externos em algum produto distribuído e que foram doados pelas empresas privadas, o vídeo apresentado pelo secretário dar margem de dúvida a referida acusação, o que pode gerar até uma ação por parte da acusada, levando-se em conta que o ônus da prova cabe ao acusador e isso não aconteceu na forma testemunhal (apenas ele acusa) . O pedaço de pão (torrada), na forma como foi apresentado, não identifica sua origem, ou se saiu das mãos da prefeita, ou de algum popular que tivesse recebido da prefeita, o que joga por terra toda a acusação tendenciosa feita pelo Secretário do PT e do presidente do Sindicato dos Servidores em seus Blogs.
Vejam os depoimentos em vídeos de populares sobre o caso e tirem suas conclusões: