sexta-feira, 19 de julho de 2019

O Povo Tupinambá se reúne para discutir as violações dos direitos Indígenas




No dia 17 quarta-feira, de julho, estivemos com a frente Parlamentar Indígena da Bahia na comunidade de Acuipe de Baixo, com outras representantes como CIMI, Biográfica de Cacau, Câmara Municipal de  Vereadores de Una, FUNAI, Anciãos Tupinambá, Caciques  Val Tupinambá, BABAU, LUCIANO, RENILDO, NERIVAL, IVONETE, CLEILDO, PASCOAL, JOSÉ SINVAL e representantes das organizações INDÍGENAS Mupoiba e Apoinme Sul da Bahia. 

A comunidade reunida apresentou a atual situação de violação dos direitos originários ao território e as ameaças cometidas pelo atual prefeito de Una Tiago e o vice governador João Leão e também a rede hoteleira portuguesa Vila Galler. 

Todas as lideranças vem pedir que interceda na intervenção junto à ONU, Embaixadas, Ministério Público Federal, CNDH e SJCDH- BA, para não instalação pois irá impactar com o nosso território tradicional e área total de preservação ambiental e área de manguezal e de reprodução de vida marinha, esta empresa nem só querem fazer este crime agora também estar articulando para instalar a empresa baiana EMBASA, que causará outro desastre para construção de barragem de abastecimento de água. 

Informo ainda que o atual prefeito encaminhou uma carta para o atual Presidente da República pedindo a paralisação da demarcação do território Tupinambá e que os índios são empecilhos para o crescimento do município. 

Pedimos também que o prefeito seja judicializado pelas suas ações e a secretaria Municipal de meio ambiente e o INEMA, que deu liberação ambiental. 

Att: Val tupinambá - Cacique e coordenador Sul da Bahia- APOINME

Sem comentários:

Enviar um comentário