quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Prefeita de Una/Ba recebe convite e vai mostrar o seu município na China depois de muito esforço para abrir um canal de negociação em prol do desenvolvimento do agronegócio

O município de Una/Ba já é o maior exportador de Mangostin do Brasil exportando principalmente para países da Ásia
Atenta ao mercado e aos acontecimentos pelo mundo, após a abertura das portas da Bahia pelo ex- governador Jacques Vagner, a prefeita Diane Rusciolelli se esforçou muito para também abrir um canal de negociação com os chineses (País que mais tem investido no agronegócio no Brasil e na Bahia), e acaba de receber um convite para apresentar o município a diversos investidores na China.
De malas prontas, e munida de informações que podem ajudar à conseguir investimentos estrangeiros também para sua cidade, a prefeita deve embarcar para o país asiático na segunda quinzena de fevereiro.
A expectativa é que os chineses se interessem pela importação dos frutos produzidos na cidade. Existe também o interesse dos chineses na montagem de um grande polo têxtil na região e supõe-se que Diane esteja também de olho nesse investimento, além de buscar apoio para a realização do próximo Festival Nacional de Mangostin, evento que deve tomar proporções internacionais nesse ano.
A de lembrar aos menos infortúnios da informação que vivem da politicagem barata que exportação para países da Ásia e da Europa não é nenhuma novidade em Una. O município é o único exportador em todo o Brasil de Mangostin para aquele continente, e já tem há muitos anos investimentos de Colônias do Japão, da Bélgica e de outros países da Europa que trabalham com o agronegócio.
fonte:informe50

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

UNA: PREFEITA DIANE DEVERÁ VIAJAR PARA CHINA EM BUSCA DE INVESTIMENTOS PARA O MUNICÍPIO


Frente à crise econômica que reduziu a arrecadação dos municípios e as dificuldades para conseguir qualquer recurso no governo federal, a prefeita de Una, Diane Rusciolelli(PSD), busca investimentos na China.
Diane deve viajar para o país asiático em fevereiro à convite dos chineses. A prefeita pretende retornar da China com uma grande surpresa para a população.
Segundo uma fonte da prefeitura, a ida da prefeita à China não seria apenas para prospectar investimentos, mas para dar prosseguimento ao que já foi conversado com alguns empresários.
fonte:politicosdosuldabahia

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Leninha Vila Nova explica mudanças de estrutura nas escolas municipais.


Ao assumir a gestão em 2013 o governo constatou a precária condição física de muitas Unidades Escolares da rede, e entre elas o Andre Rebouças, um prédio centenário que há anos não recebia melhorias na sua estrutura física. Em 2014 o Governo da Responsabilidade faz adequações possíveis no prédio, visivelmente melhorou, mas pelo escasso recurso da educação municipal a construção de alguns espaços necessários para a oferta dos serviços tanto aos profissionais da educação daquela Unidade bem como aos estudantes não pode ser concluída. 

Existe uma reivindicação da comunidade escolar do Andre Rebouças por um espaço adequado que fosse capaz de garantir o minimo de qualidade no processo ensino aprendizagem. Pois bem, o governo da responsabilidade priorizando o cuidar das pessoas, planeja para 2016 a mudança de endereço da Unidade Escolar André Rebouças para um dos prédios que será cedido pelo Estado no ato da Municipalização, entendendo que o espaço destinado pelo Estado tem condições em atender a demanda do coletivo do referido Colégio. 

Após a confirmação do prédio que será cedido ao Município, podem dialogar com os pares da educação para otimizar e definir a melhor forma de utilização do espaço garantindo cada vez mais qualidade da educação pública. Entendemos que a educação publica é unica, não pode e nem deve ser dividida por redes. Independente de redes que oferta o ensino, o estudante primeiramente é MUNÍCIPE todos devem ter direito de aprendizagem em espaço de dignidade e respeito.

Quanto a Escola de Comandatuba, continuamos na construção da 1ª Escola de Tempo Integral do Campo em nossa Região: um projeto inovador que contempla além dos alunos residentes no Outeiro e imediações, também os 07 alunos da Escola da Região do Ribeirão das Varas e os 15 alunos matriculados até então do Colégio Humberto Rusciollei em Comandatuba. Um Projeto inovador, anseio de toda Nação Brasileira e que a Prefeita Diane manterá parte desta Escola com recursos próprios. 

Jamais, esta escola será "pepino" como fora dito numa midia descompromissada com a informação licita, pois o Estado da Bahia objetivando o fortalecimento da Educação Pública, por meio do Governador Ruy Costa, um gestor por excelência, quando criou o Programa Educar para Transformar, nos possibilitou com a cedência do patrimônio publico a realização de um sonho da comunidade unense que é ter seus filhos em tempo integral no espaço de aprendizagem saudável, favorecendo a formação de meninos e meninas empoderados pelo conhecimento.

fonte:unanamidia

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

historia de Una em imagens: minha família faz parte "dessa" historia.

A historia de Una muita vezes é compreendida pelos seus fundadores e pessoas tida como ilustre de uma época que posso considerar clássica na vida cotidiana da população Unense, neste momento venho fazer um resgate da historia de minha família que chegou a cerca de 60 anos nessa terra abençoada por Deus. Seja qual for a interpretação, uma coisa é fato, minha família faz parte "dessa" historia.













continua:

Fotografias cedidas por Carlos Vasconcelos Oliveira (Carlito)
Quem se sentir ofendido por favor entrar em contato...

domingo, 10 de janeiro de 2016

Atribuir índice FIRJAN à prefeita Diane é uma informação apaixonada.


Jamais foi pronunciado pela atual gestão de que o município de Una estaria diante de uma situação financeira ou econômica confortável, mas sempre foi anunciados momentos de dificuldades, cujo discurso persiste à décadas. Nenhum dos ex-prefeitos das últimas décadas disseram que assumiram um município rico ou isento de problemas financeiros ou sociais. Ainda assim, na gestão da prefeita Diane, salários de servidores jamais atrasaram, pagamentos de fornecedores deixaram de ser liquidados e os encargos sociais nunca deixaram de ser recolhidos.

Pois bem, o método utilizado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal, apresenta quatro graus de situação fiscal: A primeira é letra A, considerada gestão de excelência (superior a 0,8); A segunda é a letra B, considerada boa gestão (notas de 0,6 a 0,8); A terceira é a letra C, considerada administração em dificuldades (notas de 0,4 a 0,6) e a última é a letra D, considerada gestão crítica (notas abaixo de 0,4). O município de Una é apontado com a nota 0,4643.

Por incrível que pareça o fator que derrotou o município do índice de 0,5179, no ano passado, tendo 2012 como ano base, foi o desemprego. Ao contrário do que se tentam pregar, houve crescimento no último ano no critério de educação de 0,5225 para 0,5768, e, na saúde, de 05485 para 0,5589. Já no critério emprego e renda o município teve um decréscimo na nota de 0,4826 para 0,2572, mais de 53%. 

Ao bem da verdade, é publico e notório que o município de Una é um torrão próprio das culturas agrícolas, e que seu crescimento necessita de investimentos por parte da União, do Estado e do Município, o município tem feito a sua parte oferecendo estradas a contento para escoamentos agrícolas, mas não temos conhecimento de políticas públicas macro de investimento praticado pelos demais entes. Temos uma CEPLAC com o quadro de pessoal cada vez escasso e a falta de investimento no próprio órgão.

Querer atribuir a responsabilidade duma queda de um índice publicado por um instituto particular a atual gestão, como quer a oposição, é um ato de paixão, de perseguição. Portanto, não condiz com a realidade, não carece de confiança este tipo de informação. Um site da cidade ainda promoveu uma sátira com a triste realidade (veja aqui).

O Brasil vivencia momentos de crise, anunciada desde as eleições de 2012, com vários fatores preponderantes, a exemplo da renuncia de receitas, incentivos fiscais demasiados, evasão de divisas, corrupção nas mais diversas esferas de governo, iminência de afastamento da presidência da Câmara e da Presidência. Todos esses fatores têm influenciado diretamente na economia dos municípios, entes federativos promotores de riquezas para a União. Até que se prove ao contrário, o município de Una está contido dentre as vítimas desse triste cenário brasileiro.

A democracia é um regime político que a liberdade de expressão é fator preponderante no Estado gerido por este regime, mas há freios que controlam esta liberdade. É preciso respeitar as pessoas e as instituições públicas e privadas. Os meios de comunicações, em especial, devem rechear suas notícias de isenção apaixonada ou de interesses pessoais de seus redatores ou idealizadores. A comunicação deve ser precisa, concisa, e, acima de tudo, verdadeira.
por Renê Sampaio - DRT 6.319
fonte:unanamidia

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

PREFEITA DIANE ENTREGA MAIS UM VEÍCULO A COMUNIDADE UNENSE


Aconteceu hoje (07) a entrega de mais um veículo a comunidade unense. Trata-se de um veiculo modelo Pálio que atenderá as necessidades da Secretaria de Saúde. Esse é mais um veículo 0KM que veio para integrar a nova frota de veículos na gestão da prefeita Diane.

É O GOVERNO DA RESPONSABILIDADE , HONESTIDADE E COMPROMISSO TRABALHANDO INCANSAVELMENTE!!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

UNA - Diversidade Natural



É envolvente o clima de férias em todos os cantos da nossa região, constantemente somos atraídos por lugares cada vez mais encantadores, o município de Una tem locais e atrativos pouco visitados pela própria sociedade Unense, na boca do próprio povo existe um paradigma “Una não tem nada”.