domingo, 27 de abril de 2014

Prefeita Diane acompanha de perto a recuperação das estradas

"Na última sexta-feira fui conferir de perto a recuperação da estrada na palestina que depois de anos de abandono agora estar recebendo o tratamento devido, gostaria de parabenizar a toda equipe de obras pelo empenho, que embora a tantas dificuldades vem trabalhando de forma que atenda as necessidades do povo. Parabéns aos moradores de Palestina e Região, que além de receberem estrada totalmente recuperada estão recebendo um ônibus novinho para transportar os seus filhos de forma adequada e segura, vale lembrar que antes os alunos eram transportados em cima de caminhões, mais agora a história MUDOU." Disse a prefeita.
fonte:portaldagente7

UNA: PREFEITURA ESCLARECE DOAÇÕES DE MACAS

A assessoria da prefeita de Una, Diane Rusciolelli (PSD), manteve contato com este blog, e esclareceu sobre o empréstimo de macas do hospital de Base de Itabuna, para a prefeitura. Segundo a prefeita, o empréstimo foi em função de parceria entre os dois municípios com vistas ao atendimento da população durante a 14ª Edição do Projeto Voluntários do Sertão, que será realizada no período de 26 de abril a 4 de maio Una foi contemplada com a caravana da solidariedade, que anualmente parte de Ribeirão Preto com destino ao interior da Bahia a fim de levar ajuda médica e cidadania a milhares de pessoas. “Já que estamos recebendo esse benefício, aproveitamos para convidar o prefeito Claudevane Leite (PRB), a levar a população de Itabuna para compartilhar deste ato humanitário, e a prefeitura de Itabuna será contemplada com mais de 100 cirurgias de catarata, por isso o empréstimo das macas”, ressaltou a assessoria. A caravana é do Programa Voluntários do Sertão é composta por caminhões, aviões, e vans que corta o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania.
fonte:portaldagente

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Voluntários do Sertão começam a chegar em Una

Hoje à tarde uma equipe da Prefeitura de Una foram encontrar no aeroporto Jorge Amado em Ilhéus uma equipe do Voluntários do Sertão, esta equipe faz parte da organização e logística do projeto, os voluntários disseram estar muito feliz com a acolhida de todos, e ressaltou a importância deste projeto para toda região. Vale lembrar que a conquista deste projeto foi através de uma inscrição feita através da Prefeita Diane Rusciolelli, e que Una não foi sorteada e sim escolhida por oferecer uma estrutura adequada para receber os voluntários, Una concorreu com várias cidades do Sertão da Bahia, mas com muito empenho Una estar recebendo este projeto, lembrando que é a primeira vez que este projeto será realizado no Litoral da Bahia e não no sertão.
fonte:portaldagente7

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ciclo de Palestras – Mutirão – Voluntários do Sertão 2014



28/04 – segunda-feira
9h às 10h – Saúde Bucal – Dra. Patrícia Rossi Peixoto
10h às 11h – Meio Ambiente e Sustentabilidade – Dr. Felipe Areco – Público: Adolescentes e Adultos
14h às 15h – Métodos Contraceptivos: Camisinha, Anticoncepcional – Dr. Felipe Areco – Público: Adolescentes e Adultos
15h às 16h – Saúde Bucal – Dra. Patrícia Rossi Peixoto

29/04 - terça-feira
8h30min às 9h30min – Direito Previdenciário - Dr. Hilário Bocchi
10h30min às 11h30min. – Prevenção de Drogas – Dr. Felipe Areco – Público: Ensino Fundamental e Médio, Professores, Pais
14h às 15h – Direito Previdenciário - Dr. Hilário Bocchi
15h às 16h – DST/AIDS – Dr. Felipe Areco – Público: Ensino Fundamental e Médio, Professores, Pais

30/04 - quarta-feira - Zona Rural

01/05 - quinta-feira
9h às 10h - Saúde Bucal – Dra. Patrícia Rossi Peixoto
10h30min às 11h30min. – Saúde no Trabalho – Dr. Felipe Areco – Público: Professores, Agentes Comunitários, Servidores Públicos
13h30min. às 14h30min. – Sexualidade na Adolescência – Dr. Felipe Areco – Público: Adolescentes (NÃO comparecer os pais)
15h30min. às 16h30min. Refletir sobre o Uso Correto da Utilização da Tecnologia, em especial redes sociais – Dr. Felipe Areco – Público: Adolescentes e Adultos

02/05 - sexta-feira
9h às 10h - Saúde Bucal – Dra. Patrícia Rossi Peixoto
10h30min às 11h30min. – Violência: um problema social presente em todos os ambientes - Dr. Felipe Areco – Público: Ensino Fundamental e Médio, Professores, Pais
13h30min. às 14h30min. – Como Valorizar a Vida na Terceira Idade: Lazer e Auto Estima – Dr. Felipe Areco – Público: Adultos e Terceira Idade



*** Saúde Bucal – Dra. Patrícia Rossi Peixoto – para crianças > providenciar dia e horário para palestras na creche e APAE.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Diane vai construir uma escola na Vila Brasil.

A Prefeitura Municipal de Una abriu edital de licitação para contratar empresa especializada, para a construção de uma escola no distrito de Vila Brasil. A unidade de ensino disporá de seis salas de aula.
A prefeita também vai contratar empresa para reforma dos postos de saúde da Vila Brasil, Comandatuba e Pedras de Una, Parabéns a Prefeita Diane Rusciolelli.
fonte:portaldagente7

terça-feira, 15 de abril de 2014

14º Mutirão de Saúde e Cidadania dos Voluntários do Sertão será em Una, no sul da Bahia.

Mais de 1.200 profissionais da saúde se inscreveram para participar desta edição.
A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará no período de 28 de abril a 02 de maio de 2014, em Una no sul da Bahia, a 14º edição do Mutirão anual que leva atendimento médico, odontológico, saúde e cidadania gratuitamente para a população carente.A meta é reunir 250 profissionais da saúde e realizar 20.000 atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Dermatologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Cardiologia, Gastroenterologia, Anestesiologia, Cirurgia, Enfermagem, Farmácia e Odontologia. Para completar a ação a Organização vai realizar palestras,distribuir kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e os medicamentos prescritos para os pacientes atendidos.
Una é um município do estado da Bahia, criado em 2 de agosto de 1890 e situado a 441 quilômetros de Salvador, pela BR 101. Sua população atual é estimada em 23 000 habitantes. O IDH do município é 0,56 e o IDEB é 3,8. A cidade está situada próxima a Ilhéus e Itabuna. Apesar de ser uma cidade carente, localiza-se, em Una, a Ilha de Comandatuba, com o famoso hotel Transamérica.
O nome UNA significa, em língua tupi, "preto", numa alusão à coloração do rio que banha a cidade. A região era primitivamente habitada pelos índios pataxós. A diversidade ambiental de Una permite a coexistência de várias espécies de animais, contendo, inclusive, espécies ameaçadas de extinção, como o Mico Leão da cara dourada. O município possui na zona rural a Colônia, comunidade com 9 mil moradores, criada por japoneses que vieram em busca de riquezas na década de 1950 e trouxeram o cultivo do mangostin, fruto de origem asiática, introduzido na América em 1880. Considerada a rainha das frutas, título dado pela Rainha Vitória (1819-1901), o mangostin tem um alto valor de comercialização, sendo Una o maior produtor do Brasil.
A Organização Voluntários de Sertão foi criada em 2000 pelo baiano radicado em Ribeirão Preto, Doreedson Ribeiro Pereira e realiza atendimentos médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, além de distribuir medicamentos, kits de saúde e higiene pessoal, gratuitamente para a população carente. Em 2013, 280 voluntários realizaram, durante uma semana, mais de 27 mil atendimentos. Também foram distribuídos medicamentos, beneficiando a população de Anagé e mais de 20 cidades da região. Os atendimentos realizados e os produtos distribuídos foram avaliados em R$ 4 milhões. Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes.
A ação anual é gratuita para a população e a equipe de voluntários é composta por profissionais da saúde de várias especialidades, resultando na maior ação de saúde e cidadania gratuita do interior da Bahia. A Organização Voluntários do Sertão é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, constituída oficialmente, com sede no município de Ribeirão Preto - SP. Seu objetivo é promover a assistência social, a saúde, a segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado. como ferramenta de transformação social. Em treze anos de atuação a Organização Voluntários do Sertão mobilizou 3.280 voluntários e realizou mais de 138 mil atendimentos gratuitos para pessoas carentes.
Texto e Foto Comunicação -Ivette Lira / Douglas Intrabartolo (16) 3941.3937 /9 9137.8088 /9 9103.8182 Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto Rua Olavo Bilac,1110 – SP - CEP 14025-400 www.voluntariosdosertao.org ; imprensa@voluntariosdosertao.org

Começou obras da UBS em Colônia de Una

O Portal da Gente esteve visitando o distrito de Colônia e constatou que a Unidade Básica de Saúde já estar em construção a todo vapor, a prefeita Diane Rusciolelli informou também que se sente feliz com esta conquista, e ressaltou a importância desta obra para a comunidade de Colônia. A UBS será mais um reforço para Saúde de Colônia E as novidades não param por aí começou também a terraplanagem da tão sonhada creche para aquela comunidade.
Clique nas imagens para ampliá-las.


Construção da UBS



Futuras instalações da Creche.




fonte:portaldagente7

O EXERCITO BRASILEIRO COLABORA COM A RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA ACUIPE À VILA BRASIL

fonto:Lauro Leandro

UNA - PREFEITA DIANE RUSCIOLELLI RECUPERA ESTRADA DE LENÇOES/ESTRADA PRINCIPAL DE VILA BRASIL

O prefeita Diane Rusciolelli acompanhou atentamente o início da recuperação das estradas vicinais que liga Lençoes à estrada principal de Vila Brasil.
FONTOS:LAURO LEANDRO

UNA ADERIU O MOVIMENTO “VIVA SEU MUNICÍPIO”.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de informar aos cidadãos brasileiros a real situação dos Municípios, apresenta esta cartilha com um compêndio de dados que podem ajudar a compreender o que está ocorrendo em nível econômico e social hoje no Brasil.
Desde a promulgação da Constituição em 1988, os Municípios foram elevados à condição de Entes federados autônomos. Durante as discussões da constituinte, o Ente municipal ganhou mais recursos e, também, maiores responsabilidades. A partir de 1989, o FPM passou de 17,5% do produto da arrecadação de IR e IPI para 20,5% e chegou gradualmente a 22,5%, em 1993. A partir de 2007, obteve um ganho de mais 1%, totalizando 23,5% hoje em dia.Mas, de toda a arrecadação nacional, a União fica, em média, com 60%, os Estados com 25% e os Municípios com 15%, apesar de os últimos serem os Entes que estão mais próximos da população e que prestam o maior número de serviços.
As cidades brasileiras que antes da Constituição tinham uma responsabilidade mais limitada, sendo os serviços prestados ou pela União ou pelos Estados, a partir de 1988, começaram a assumir cada vez mais atribuições, como, por exemplo, as áreas de educação e saúde, que foram municipalizadas. Outra fonte de custos adicionais têm sido os inúmeros programas federais, cuja execução vem ficando a cargo das prefeituras, com repasses subfinanciados, pesando sobre o orçamento local.

DETERIORAÇÃO DO FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS (FPM)

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência constitucional proveniente de 23,5% do total da arrecadação nacional do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR), repassados a cada decêndio para todos os Municípios.
Uma grande parcela dos Municípios do Brasil tem no FPM sua maior fonte de receita. Isso ocorre porque este fundo tem o caráter redistributivo, ou seja, quanto menor o Município, mais ele recebe recursos do FPM. Esta lógica é extremamente bem pensada, porque os pequenos Municípios não possuem base tributária para arrecadar recursos próprios, pois estes impostos são estritamente urbanos.
A participação dos Fundos Constitucionais na receita arrecadada pelo governo central, estabelecida na Constituição de 1988, vem 
sendo repetidamente reduzida, seja por mecanismo de desvinculação, 
como o Fundo Social de Emergência e o Fundo de Equalização Fiscal (segunda metade da década de 1990), seja pela opção da União de ampliar a arrecadação não compartilhada em detrimento dos impostos repartidos.
No primeiro ano de aplicação plena da Constituição, 1989, apesar de o FPM ser composto por apenas 20,5% do IPI e IR, ele respondia por 15% da receita administrada. Em 2012, mesmo com ampliação para 23,5% do IPI e IR, o FPM correspondeu a apenas 10% da receita administrada da União.

QUEDA DE ARRECADAÇÃO – DESONERAÇÕES DE IPI, CIDE E IR

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE) são percentuais em relação à arrecadação nacional do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR), 23,5% e 21,5%, respectivamente. Com a eclosão da última crise mundial, em 2008, o governo federal começou a adotar algumas políticas macroeconômicas para manter a economia aquecida e o nível de empregos. Uma das principais medidas adotadas foi a desoneração do IPI para vários setores econômicos.
Essa atitude macroeconômica acabou acarretando enormes prejuízos aos Fundos Constitucionais, o FPM perderá neste período (2009/2014) o valor de R$ 11,09 bilhões, e o FPE perderáR$ 12,370 bilhões.
Outra perda de arrecadação se deu pela decisão de zerar a CideCombustíveis (Contribuição para Intervenção do Domínio Econômico),que é repartida com Estados e Municípios, pois, somente aos Entes municipais houve uma redução de mais de R$ 500 milhões em 2012. 

IMPACTOS NA DESPESA –AUMENTOS DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL

Desde 2003, o governo federal adotou uma política de aumento de renda das camadas mais pobres da população, via reajustes reais do salário mínimo nacional. Tal decisão foi benéfica ao país possibilitando a melhoria da renda de milhões de pessoas.
Destaca-se que o poder público municipal é o maior empregador do Brasil, são, ao todo, mais de 5,7 milhões de pessoas empregadas apenas na administração direta dos Municípios. Em um grande grupo de cidades, a prefeitura é o maior agente econômico e fonte de sustento. Nas pequenas cidades do interior do Brasil e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, um grande contingente de funcionários recebem de meio a um e meio salário mínimo e, quando ocorre um aumento acima da inflação, há um impacto significativo nas contas municipais.
Este impacto se dá mais fortemente nos Municípios mais pobres e onde a prefeitura emprega muita gente, acarretando grandes problemas legais aos gestores, pois pressiona seus gastos de pessoal, que são limitados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000).

IMPACTOS NA DESPESA – EVOLUÇÃO DOS GASTOS DE PESSOAL

Os Municípios brasileiros, após a Constituição de 1988, assumiram ano a ano mais responsabilidades e novas atribuições. Começaram a cuidar das áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, transporte e mobilidade, além das atribuições que uma prefeitura deve realizar.
A máquina pública municipal é a maior empregadora do Brasil; temos hoje em nossas prefeituras mais de 5,7 milhões de funcionários só na administração direta, e, na grande maioria das cidades, o poder público municipal é a principal atividade econômica. Antes de achar que isso é equivocado, cabe ressaltar que as políticas públicas só podem ser realizadas por pessoas e tendo em vista que os Estados e a União se ausentaram da execução, coube aos Municípios contratarem mais funcionários.
A Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) traz regramentos de como se deve administrar o dinheiro público, impondo limites e controles eficazes dos recursos. Um desses limites é o gasto com pessoal, o Poder Executivo municipal pode gastar até 54% de suas receitas, e o Poder Legislativo municipal, 6%, totalizando em 60% o gasto máximo. Acontece que, em razão deste contingente de funcionários e das pressões externas, como os aumentos do salário mínimo e os pisos nacionais de categorias profissionais, os gastos ano a ano estão maiores.

– Média Dos gastos com Pessoal De acordo com a LRF – 2008 a 2012 Gastos com Pessoal.
UF        2008            2009          2010          2011          2012

BA      45,96%       50,55%       49,65%     49,13%      49,80%

* Fonte: Finanças do Brasil – Finbra (2008 a 2012) – Cálculos Próprios

IMPACTOS NA DESPESA – PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO

Todas as categorias profissionais têm o direito de pleitearem melhoria de suas condições de trabalho e de renda. O Congresso Nacional, nos últimos anos, vem votando leis que instituem estes direitos a algumas categorias, entre elas a do magistério público, com a Lei do Piso Nacional do Magistério, Lei 11.738/2008.
O sistema de educação pública tem como seu principal financiamento o Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), que congrega 20% de impostos e transferências de Estados e Municípios e uma pequena complementação da União para alguns Estados. Este Fundo tem cerca de R$ 110 bilhões e mais de 41 milhões de matrículas. Este é um fundo contábil no âmbito de cada Estado, é distribuído de acordo com o número de matrículas de cada rede de ensino, por meio de 15 etapas da educação, que vão desde a creche até o ensino médio.
Com isso, muitos Municípios acabam contribuindo com mais recursos do que recebem do Fundo, acarretando grandes perdas financeiras para estes Entes. Outro fator interessante é que os pesos de ponderação das etapas da educação acabam privilegiando os Estados em detrimento dos Municípios.
A Lei que instituiu o Piso do Magistério impõe que a União ajude financeiramente os Estados e os Municípios que não têm recursos. Apontou como fonte dos recursos os 10% da complementação da União ao Fundeb, ou seja, somente os 10 Estados e seus Municípios têm direito a este auxílio, o que nunca ocorreu. Após imensas discussões junto ao Ministério da Educação, a CNM conseguiu que estes 10% fossem repassados a todos os Municípios e Estados que recebem a complementação pelo mesmo critério do Fundeb.
Outro cálculo feito pela CNM indica que o gasto total de pessoal dos Municípios brasileiros somente com os profissionais do magistério representa 25% da folha, assim, qualquer aumento do Piso do Magistério tem forte impacto nas despesas de pessoal das prefeituras.


fonte:felipesoares

sábado, 12 de abril de 2014

Acidente grave na BA001 mata Vívian de Clarindo.

O acidente aconteceu a poucos instantes. A S10 que era conduzido pela vítima colidiu frontalmente com um caminhão que vinha em sentido contrário, na curva antes da reta da Goiabeira.
O filho de Vivian Lorencini foi ejetado, mas seu estado é normal. Relatos preliminares dão conta de que a vítima fatal perdeu um dos braços e ficou presa nas ferragens. Ela é filha de Clarindo do Açougue e mora em Comandatuba, para onde seguia.
M
ais informações: Foi preciso o corpo de bombeiros para fazer o resgate do corpo da vítima, que ocorreu por volta das 17h.
fonte:unanamidia