Deputada Ângela Sousa, prefeita de Una Diane Rusciolelli, e o governador Jaques Wagner e os profissionais da saúde.
Deputada Ângela Sousa, prefeita de Una Diane Rusciolelli, e o governador Jaques Wagner junto com os profissionais da saúde.
“O Projeto Voluntários do Sertão é uma das maiores ações de saúde e cidadania do Brasil, responsável por levar bom atendimento, solidariedade, alegria e esperança para milhares de pessoas carentes”. A avaliação foi da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que durante essa semana visitou o Programa Voluntários do Sertão desenvolvido no município de Una e que já realizou mais de 20 mil atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Urologia, Proctologia, Dermatologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Cardiologia, Gastroenterologia, Anestesiologia, Cirurgia, Enfermagem, Farmácia e Odontologia.
O projeto, iniciado no último domingo, prossegue até este sábado, dia 03, com os mais diversos atendimentos na área de saúde, além da realização de palestras e distribuição de kits de higiene pessoal e bucal, brinquedos, óculos de grau e medicamentos prescritos para os pacientes atendidos. “Tivemos a oportunidade de presenciar a alegria de cada um dos pacientes atendidos, felizes com o carinho que receberam da equipe de voluntários e agradecidos pelos serviços oferecidos”, destacou a deputada Ângela Sousa.
serão realizados mais 20 mil atendimentos a pacientes.
serão realizados mais 20 mil atendimentos a pacientes.
A estrutura montada em Una é composta por uma carreta com dez consultórios odontológicos e laboratório de prótese, duas carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, uma ambulância, e dois ônibus. Nesse trabalho estão envolvidos cerca de 250 profissionais da saúde, que estarão realizando mais 20 mil atendimentos a pacientes carentes não somente de Una, mas também de diversos municípios da região. Além da estrutura das carretas, também foram instalados unidades de atendimentos e cirurgias no Hospital Municipal, nas escolas e postos médicos da cidade.
Implantado em 2000 pelo empresário Doreedson Pereira, (Dorinho) o projeto iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras e distribui Kits de saúde e higiene pessoal. O objetivo é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e estimular o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social.
A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas. A caravana é composta por caminhões, aviões e vans que corta o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia. Em 14 anos de atuação, o Voluntários do Sertão mobilizou mais de 3.500 profissionais da saúde que realizaram mais de 150.000 atendimentos médicos de várias especialidades e nos setores de enfermagem, farmácia e odontologia, gratuitamente para a população em vulnerabilidade social da Bahia.

fonte:agravo