domingo, 19 de maio de 2013

PREFEITA DIANE EXPÕE DIFICULDADES E AVANÇOS DO GOVERNO



Foi no último dia 26 de abril de 2013 em entrevista ao programa hora da verdade da regional sul fm 95,1. A prefeita saldou a comunidade Unense e explicou de forma clara as dificuldades enfrentadas para administrar o município de Una já que ao assumir o cargo herdou diversos débitos da gestão anterior. Foram salários do mês de dezembro em atraso, aluguéis, contas, dívidas com o INSS, multas no IBMA entre outras. 

A prefeita salientou e pediu que a comunidade tenha mais um pouco de paciência, pois, está na gestão há 04 meses e já conseguiu vencer diversos desafios. Enfatizou que o trabalho de base está sendo feito para que a prosperidade do município possa acontecer de forma sólida. Entre diversas perguntas de ouvintes via-email, a prefeita respondeu uma pergunta direcionada a saúde em especial ao Hospital Municipal Frei Silvério. 

Diane disse que a saúde do município precisa sim de muitas melhorias na estrutura física, mas que não dispõe ainda de um recurso direcionado para esse fim, mas que os atendimentos estão acontecendo desde o dia 31 de dezembro com plantão de 24h, serviço de ortopedia, urologia, além de um clínico geral. O laboratório municipal e o serviço de ultrassonografia foram ativados e ampliados. Cirurgias estão acontecendo na área da urologia são 30 cirurgias em média. O hospital está funcionando é importante frisar, já que houve gestão que o mesmo permaneceu fechado deixando a comunidade sem atendimento. 

 Diane ainda explanou que os postos de saúde estão funcionando e foi aprovado o projeto de implante e serviço de ortodontia gratuito que serão realizados no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. Sobre a dengue, Diane disse que campanhas estão sendo realizadas nos bairros e que o bloqueio interpostal está sendo feito em todos os diagnósticos. Entre diversos assuntos a prefeita disse que está lutando para trazer pra cidade uma previdência própria. O município atravessa um momento delicado e o trabalho de base tem sido feito, ela disse que pegou o município “bagunçado”, “maquiado” e endividado em cerca de R$ 1. 600.000,00 (Hum milhão e seiscentos mil reais) e precisa do apoio da comunidade em ter um pouco mais de paciência e assimilar as dificuldades da gestão.

Disse também que já está em tramitação a construção de 41 casas populares, está buscando mais 61 unidades de moradias, e afirmou que o sinal de telefonia móvel estará chegando no distrito de colônia. Sobre as festas do município a Prefeita disse que já foi feito o projeto de realização do São João na Colônia e da Micareta e que já foi enviado à Bahiatursa, porém o município tem um débito com o IBAMA deixado pela gestão anterior de R$ 40.000.00(quarenta mil reais) o município já entrou em negociação para o parcelamento da dívida para que as certidões sejam emitidas, mas ainda não obteve êxito. 

 Diane lembrou que a comunidade da zona rural é prioridade no seu governo, mas explanou as dificuldades financeiras para refazer as estradas, mas garantiu que o esforço tem sido feito e destacou a importância do homem do campo para o desenvolvimento da cidade.

 Finalizando a entrevista, a prefeita disse ainda que das 07:00 às 17:00 todos os dias Está atendendo a comunidade e avaliou a gestão positivamente, disse estar otimista e que o município de Una é um tesouro que há muito tempo foi maltratado, cidade de um povo guerreiros e cheio de perspectivas. 

E garantiu que as pessoas serão alcançadas pelas ações do gestão e diz estar muito segura do que está fazendo e que opositores não farão parar o trabalho já iniciado. 

 fonte:http://www.una.ba.io.org.br/

ACONTECEU EM UNA - Leitura na Praça em Una

 Apresentações teatrais, mostra de livros de autores regionais e exibição de vídeos como “O Menino e a Gota D´Agua”, do escritor unense Joilson Maia, foram atividades do 1º Projeto Leitura na Praça, realizado pela prefeitura através do Departamento da Cultura da sua Secretaria de Educação. 

 Outro autor que participou também foi Elpídio Finati, além da prefeita Diane Rusciolelli, da secretária de Educação, Rosana Figueredo, e outros dirigentes municipais. 

Os escritores e também outras pessoas fizeram doações de livros à Biblioteca Municipal Pedro Calmon. O Projeto Leitura na Praça é parte do esforço da prefeitura de resgatar valores culturais unenses. O evento foi encerrado com show musical do artista popular Cabelo e convidados. 

FONTE:TABUONLINE

sábado, 11 de maio de 2013

Mensagem às Mães de Una

O alicerce da vida começa com o amor de Mãe, que constrói, nos dá força e nos renova em cada gesto e carinho. Mãe, significado de amor e dedicação. Amor que conheço bem pois também sou Mãe. Feliz Dia das Mães! Uma mensagem da prefeita de Una, Diane Rusciolelli, para todas as Mães unenses. fonte:tabuonline